Hipnose Terapia e Psicologia – O que não te contaram sobre a Hipnoterapia

Buscar um atendimento psicológico é muito comum e não precisa estar associado diretamente com uma doença. Nós temos a ideia de que fazer terapia é para gente louca. Na verdade, na minha visão gente louca é a que não faz terapia 🙂 . Afinal todos temos problemas, caso contrário não seriamos seres humanos.

Terapia é para todo mundo e, dentro da psicologia, existem diversos tipos de abordagens terapêuticas. Entre elas a Psicanálise, Psicologia Positiva, Psicologia Analítica ou Junguiana, Gestalt, também a Terapia Cognitivo Comportamental ou TCC.

A Hipnose em si, não permite resultado nenhum em um processo terapêutico, é necessário aliar um ou mais abordagens da psicologia para que o processo funcione, pense nela apenas como um catalisador de todo o processo, o que nos permite ter um resultado em média de 6 a 8 semanas de tratamento caso o processo seja feito dessa forma. Se você não sabe que é hipnose e gostaria de saber, nós temos vídeos e textos que falam mais a respeito.

Dentre as abordagens, a TCC é considerada a mais impactante e com maiores resultados no campo da psicologia. Porem quando envolvemos a Hipnose no processo me parece que essa questão já não é mais tão verdade assim, e isso é uma opinião particular minha. Converso muito com amigos de trabalho e muitos possuem sua abordagem preferida, e todas elas têm bons resultados. Eu particularmente ao usar em hipnose essas abordagens, com o tempo fui percebendo que toda é válida, e basta o terapeuta identificar qual a melhor para o seu cliente, qual que ele se identifica mais, e se uma não está funcionando tão bem, temos a opção de executar uma outra que possa se encaixar melhor para ele. Por isso é muito importante uma conversa aberta com o terapeuta.

 

Por exemplo:

A Psicanálise:

Ela nos permite entender o que aconteceu nosso passado para trazer conhecimento e lições para o futuro, por isso investigamos a mente do cliente à procura de possíveis memórias e sentimentos reprimidos. Sendo que em hipnose isso é muito mais fácil mesmo que o cliente não se recorde e não tenha a resposta consciente, sua mente possui todas as informações já que o comportamento e as emoções em decorrência do trauma estão lá.

Exemplo de tratamento: Através da Regressão hipnótica iremos perguntar a mente subconsciente quais eventos negativos que somatizados foram trazer o sintoma indesejado.  Observe que é apenas um exemplo simples para melhor entendimento.

 

A TCC:

A TCC ela funciona basicamente voltada para Pensamentos, emoções e comportamentos. Ou seja, o terapeuta poderá trabalhar os pensamentos negativos, principalmente quando as pessoas estão com pensamentos de desempoderamento e principalmente quando não possuem consciência de que há uma outra perspectiva. Além poderá trabalhar no comportamento em si.

Exemplo de Tratamento: Através do estado de hipnose permitir o cliente imaginar situações que se sente desconfortável de forma confortável.

 

A Psicologia Positiva:

Voltada para os aspectos positivos do ser, como gratidão, Felicidade e suas características e pontos fortes do paciente em questão.

Exemplo de Tratamento: em Estado de hipnose, pedir pra pessoa se conectar com suas melhores características e estender esse entendimento para outras áreas da vida da pessoa.

Compartilhe esse post:
Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
PBb-15

Sou Leandro Monteiro, especialista em Hipnose e Hipnose Regressiva e membro da National Guild of Hypnotists, da International Board of Hypnosis Education & Certification e da Sociedade Brasileira de Hipnose.

Posts recentes