De acordo com a ABSONO (Associação Brasileira do Sono) de cada três brasileiros, pelo menos um tem insônia: dificuldade de começar a dormir, manter-se dormindo ou acordar antes do horário desejado.
As causas podem ser mais diversas: depressão, ansiedade, síndrome das pernas inquietas, mal de Parkinson e Alzheimer, medicamentos…
Porém, esses não são os únicos fatores que causam a insônia: uma das principais causas é a necessidade de ficar em alerta.
Vou te dar um exemplo: imagine que você está na selva, onde você evoluiu, e tem com a sensação imaginária ou real de um perigo, de que um animal está prestes a te caçar. Você acredita que irá conseguir dormir bem ou até mesmo pegar realmente no sono?
É a mesma coisa que acontece nos dias de hoje, sendo que os problemas imaginários ou reais são outros.
DICAS PARA HIGIENE DO SEU SONO:
Veja dicas para melhoras o seu sono, independente do problema que possui:
- Procure deitar e se levantar em horários regulares todas as noites;
- Vá para a cama somente quando estiver sonolento, com sono;
- Não use a cama para leitura, ver televisão ou alimentar-se, prefira a sala ou outro ambiente. A cama deve estar relacionada como ato de dormir;
- Evite ficar na TV, celular ou computador nas horas próximas de dormir;
- Evite ficar na cama a não ser para dormir;
- Ficar na cama rolando de um lado para outro gera estresse e piora a insônia;
- Estabeleça um ritual de relaxamento antes de se deitar; um banho quente, tome um chá, diminua a luminosidade do quarto enquanto se prepara para deitar;
- Chás Naturais podem ajudar no processo;
- Evite uso de álcool e de cafeína pelo menos 6 horas antes do seu horário de dormir;
- Não se alimente próximo ao horário de dormir;
- Evite cochilos durante o dia; eles atrapalham seu sono à noite;
- Procure se ocupar durante o dia, evitando o ócio;
- Faça atividades físicas regularmente, evitando exercícios fortes no final do dia: para estes prefira os períodos da manhã ou almoço. No final do dia, os exercícios precisam ser mais leves como alongamento ou caminhadas. As atividades físicas devem cessar pelo menos 4 horas antes de dormir.